O dicionário Aurélio vai ajudar a geração atual a entender algumas palavras que já fazem parte do cotidiano. Uma das contempladas é a rede social que mais aparece na mídia, o Twitter, que agora pode ser adotado formalmente nos jornais com o apoio de um dos novos verbos contidos na publicação: ‘tuitar’. (Participe de enquete sobre o tema)
Outro verbo que trata da ação de postar conteúdo e agora foi incorporado é o ‘blogar’, informa o G1. Substantivos modernos como ‘blue tooth’, ‘blu-ray disc’, ‘blu-ray player’ e ‘fotolog’ também garantiram seus espaços, além de verbetes como ‘e-book’, ‘tablets’ e ‘pop-up’.
Por causa das mudanças, o dicionário chega ao mercado com mais 3 mil palavras contemporâneas – aumento que torna o Aurélio 6% maior do que era em sua versão anterior.
Mas não foi só a tecnologia que conquistou lugar, palavras já adotadas no dia a dia do brasileiro mas que ainda não haviam sido formalizadas estão no novo Aurélio. ‘Ricardão’, ‘sex shop’, ‘botox’, ‘balada’, ‘nerd’, ‘test drive’, ‘bullyng’ e ‘chef’ estão por lá. E o movimento ecológico está representado por ‘ecotáxi’, ‘ecobag’ e ‘ecojoia’, além do ‘Flex’.
Também faz parte da publicação as palavras ‘chocólatra’, ‘chororô’ e ‘pré-sal’. E a palavra ‘band-aid’ foi aportuguesada para ‘bandeide’.
por: www.adnews.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário