sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Caetano Veloso com a Banda Cê, HOJE!

Bom. Hoje é dia do show Zii e Zie, do Caetano Veloso com sua Banda Cê no Nine Bar & Lounge, em Ciudad del Este.
Estarei lá pronto para entrevista-los. É claro que o acesso para entrevistar um dos artistas mais importantes da América Latina não será fácil. Mas como estou devidamente credenciado ja existe uma esperança. Enfim vamos ver no que vai dar. Pelo menos uma cobertura ao estilo CQC, tentando falar com ele na chegada ou na saida vai rolar.
É claro que o Caetano é o cara, mas também estou com muita expectativa em ver e ouvir a Banda Cê, formada pelos três antenados músicos -o guitarrista Pedro Sá, o baterista Marcelo Callado e o baixista Ricardo Dias Gomes - que construíram a sonoridade do álbum e + Moreno Veloso. Ao que dizem, são eles que dão vigor ao CD de Caetano com experimentações, distorções, estranhezas e barulhinhos bons. rteza de sonzera de primeira.

Fotografia e Skate

Se você anda de skate, ou não. Se você é fotógrafo, ou não. Se você gosta de videogame, ou não.


Esteja pronto pra mais nova mídia do mercado brasileiro: o game real.


Você precisa quase nada, basta sentar na frente do computador e se dispor a jogar, neste caso, o Moment Game.
Você é o fotógrafo que, progressivamente, vai saber acertar os ajustes de foco, luz e enquadramento das manobras que serão realizadas por skatistas reais. Isto mesmo. Não estamos falando de gráficos sofisticados. Estamos falando de skatistas reais. Sabe, o Lucas Xaparral, o Laurence Reali, o Luís Apelão? Eles são os personagens desta fase que apresenta o Moment Game pro mercado e, o mais importante, pro público.
O jogo consiste em fazer fotos de moments da manobra de skate. O moment é aquela imagem perfeita, em que o skatista está no auge da manobra e se pode entender o que ele fez antes e o que vai resultar o depois. Claro que não é uma coisa simples – por isto que os fotógrafos de skate são uma “espécie” especial de fotógrafos. Mas com a prática você vai melhorando e cada vez mais entendendo o que se passa.

Bom, onde o MomentGame quer chegar? Simples. É mais um espaço para a prática do skate, pois o time de skatistas vai se renovando conforme a fase do game, assim como os picos de rua.
As marcas também ganham um novo espaço de exposição.
Os fotógrafos também.
Os aspirantes a fotógrafos ganham uma possibilidade de aprender e, mais tarde, interagir com o Game. Sim haverá interação e qualquer um poderá ter a chance de ver sua manobra e foto no Moment Game.
Os apaixonados por videogames também ganham com o novo modelo.
Depois do clic, vem a venda da foto, mas isto você vai saber em breve.
Aguardem: http://www.momentgame.com/

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Pode mandar embrulhar que
Eu quero te levar pra viagem

Volta pra nave mãe pra despressurizar

Deixar o sol me beijar, me beijar

Pra não deixar o seletor oscilar
E sintonizar a freqüência errada.

Impressionante o novo disco da Céu (Vagarosa). Como disse a Rolling Stones: "um disco moderno e orgânico". Daqueles pra se escutar varias e varias vezes, bem devagar... só curtindo os arranjos vocais e as bases instrumentais complexas. Pra quem ja tinha curtindo o EP, com as modernissimas Cangote e Bubuia, não percam tempo, o disco todo é maravilhoso.

Outra cantora que esta com um novo trabalho e que tenho escutado muito nos ultimos dias é a Ana Cañas. Mas seu novo disco é bem diferente do primeiro trabalho, que tinha um forte influência do Jazz.
Produzido pelo ex-Mutantes Liminha, o álbum intitulado Hein? possui mais uma levada rock e pop do que jazzística. Algumas canções arriscam até o reggae. Eu recomendo.

Outra bela voz brasileira que veio para ficar é Maria Gadú. Publicamente apadrinhada por Caetano Veloso, a jovem já é um hype. Difícil é compara-lá a outra artista, ela é diferente de todas que tenho ouvido (e olha que ouço bastante). Ela tem um visual rock´n´roll, meio punk, meio indie, mas basta abrir a boca, para a cantora mostrar suavidade em forma de MPB, com tudo muito próprio: letra, música e voz. Este contraste surpreende e seduz.
Eu boto fé e escuto todo dia.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

A memória é uma ilha de edição

Hoje vou postar um texto originalmente escrito pelo Carlos Nader, colunista da revista Trip, cineasta e como eu, um homem de mídia. Muito bom para aqueles que sempre querem entender (ou tentar entender) seus sonhos. Eu simplesmente sonho. E deixo rolar.
"A memória é uma ilha de edição"
A frase do poeta Waly Salomão vale não apenas para as lembranças daquilo que vivemos, mas também do que sonhamos
Quando sonhamos, o sonho é uma espécie de memória de algo que não aconteceu de fato. Depois, quando lembramos deles, os sonhos são uma memória, como qualquer outra, de algo que, sim, aconteceu de fato: o próprio sonho.


O que são os sonhos? Um dos primeiros estudiosos da tradição científica ocidental a pensá-los, Alfred Maury, na França do meio do século 19, acreditava na tese de que o sonho é conseqüência de um estímulo externo e fazia experiências esdrúxulas para prová-la. Pedia para lhe fazerem cócegas no nariz, com uma pena, enquanto dormia, e sonhava que estava sendo torturado. Dizia para aproximarem um ferro quente da sua cara e sonhava que ladrões o forçavam a caminhar sobre brasa. Mandava pingarem uma gota d’água na testa e sonhava que estava na Itália, transpirando e bebendo um vinho de Orvieto.

O mais conhecido sonho de Maury foi imortalizado por Freud, em seu livro Interpretação dos sonhos: “Ele estava de cama, doente. A mãe estava ao seu lado. Sonhando, ele se vê na Revolução Francesa, na época do Terror. Ele testemunha cenas horríveis de assassinato e é levado ao Tribunal. Lá, ele vê Robespierre, Marat, Fouquier-Tinville, todos os heróis trágicos daqueles dias terríveis, e tem que dar um depoimento sobre todos os incidentes, que não tinham se fixado em sua memória. É sentenciado à morte. Acompanhado por uma multidão imensa, ele é levado ao local da execução. Sobe ao cadafalso. O carrasco o amarra. A lâmina da guilhotina cai. Ele sente a cabeça apartada do tronco. Ao acordar com uma terrível ansiedade, ele percebe que a cabeceira da cama onde estava dormindo tinha caído sobre sua vértebra cervical, exatamente no mesmo lugar onde a lâmina da guilhotina o teria cortado”.

ULTRAFAST-REWIND
Existe um paradoxo contido nesse sonho que desafia a racionalidade linear e já virou pesadelo para muito intelectual. É o seguinte. Foi a queda da cabeceira que fez Maury sonhar com a queda da guilhotina. Assim, a queda da cabeceira é a causa do sonho. E a causa é um começo. O começo do sonho. Mas, no sonho, a queda da guilhotina é também a conseqüência de todos os longos incidentes que levaram Maury à decapitação. E a conseqüência é um fim. O fim do sonho. Como é que a causa de um sonho se transforma em sua própria conseqüência? Como é que o começo se transforma no fim? Será que Maury sonhou de trás para frente? Será que todos nós, que já tivemos sonhos parecidos com esse, gerados, por exemplo, por um barulho externo que nos acorda, sonhamos de trás para frente e depois os reordenamos na memória?

As perguntas não param por aí. Se a queda da cabeceira acordou Maury imediatamente, isso significa que ele sonhou já acordado? Ou sonhou naqueles segundos de torpor que sentimos antes de estarmos inteiramente despertos? Nesse caso, como é que ele sonhou uma história longa-metragem? Não daria tempo. Pode ser que a queda da guilhotina seja só um fim que a mente de Maury acrescentou rapidamente a uma história que já vinha sendo sonhada noite adentro. Ou será que sonhamos num ultrafast-rewind quase atemporal que a memória depois reedita para dar um sentido aceitável à linguagem dos homens?

Os sonhos são então a memória dos sonhos? Quem sabe? De qualquer modo, as questões levantadas pela cabeça guilhotinada de Maury iluminam tanto a natureza dos sonhos quanto a natureza da memória. E, quaisquer que sejam as respostas para elas, ratificam a já célebre frase de Waly Salomão: “A memória é uma ilha de edição”. Eu acrescentaria que a percepção, “memória do presente”, também deve ser uma ilha de edição. Que seja cada vez mais! Sobretudo nesta época em que as coisas parecem estar acontecendo em ultrafast-forward.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Voce conhece Waly Salomão?

Waly Dias Salomão foi um poeta brasileiro.
Atuou em diversas áreas da cultura brasileira. Seu primeiro livro foi Me segura qu'eu vou dar um troço, de 1972 que tinha textos escritos durante uma temporada passada na prisão, paginados e diagramados pelo artista plástico Hélio Oiticica, amigo de Salomão e de quem escreveu a biografia, "Qual É o Parangolé". Em 1997, ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura com o livro de poesia Algaravias. Seu último livro foi Pescados Vivos, publicado em 2004, após sua morte.
Foi letrista de canções de sucesso, como Vapor Barato, em parceria com Jards Macalé. Amigo do poeta Torquato Neto, editou seu único livro, Os Últimos Dias de Paupéria, lançado postumamente. Suas canções foram intérpretadas por Maria Bethânia, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto e Gal Costa, entre outros. Na década de 1960, participou do movimento tropicalista onde foi uma das peças chaves do movimento, mesmo sem se identificar tal como e assumir a posição.
Nos anos 80, aproximou-se da nova geração do rock nacional, como composições com Lulu Santos. Entre elas, "Assaltaram a Gramática", que os Paralamas do Sucesso gravaram em 1984. Na vanguarda paulistana, compôs "Zé Pelintra" (1988), com Itamar Assumpção.
Nos anos 90, Waly Salomão dirigiu dois discos da cantora carioca Cássia Eller. São eles Veneno AntiMonotonia (1997) e Veneno Vivo (1998).
Trabalhou no Ministério da Cultura, como assessor de Gilberto Gil, no início de seu mandato, e uma de suas propostas era a inclusão de um livro na cesta básica dos brasileiros.
Mas uma das coisas que achei mais curiosas em Waly Salomão, ou como ele mesmo quis, Sailormoon, um homem livre, foi a sua visão radical da idéia de prisão enquanto libertação. Sem o menor traço de melancolia, ele contou que escreveu seus primeiros poemas numa cela do Carandiru. Ele contou ainda que sem o confinamento espacial e temporal dos dias de cadeia talvez ele não tivesse escrito um só poema. A restrição dos movimentos liberou as forças poéticas. Com ele aconteceu assim. É claro que ninguém (ou quase ninguém) é doido de defender que saiamos prendendo uns aos outros para nos libertar. Mas é um grande paradoxo para se pensar...

sábado, 24 de outubro de 2009

Tempo

Dias atras, em uma roda de amigos, entre um trago e outro (varios tragos diga-se de passagem) dialogavamos sobre o "tempo". Sem duvida nosso bem mais precioso e pra mim tempo é arte. Conversa vai conversa vem, e...
Acabo de ler no blog do escritor Luiz Mendes um post sobre isso, que transcrevo uma parte e complemento.


DEVEDORES OU CREDORES DO TEMPO?

Podemos ser credores do tempo; pagarmos agora para viver depois. Abrir mão do que podemos no presente em prol de algo esperado para o futuro, que nos satisfaria muito mais. Primeiro as obrigações, depois os prazeres. O custo sempre precedendo o benefício. Ou então podemos ser devedores do tempo; viver agora para pagar depois. Valores e benefícios usufruídos que custa algo a ser pago posteriormente. Temos então, como conseqüência, o prêmio da espera na ponta credora e o preço da impaciência na ponta devedora. Valores presentes e valores futuros medem importância. Qual escolher?
Sim, é preciso responder a essa questão. Viver agora ou viver depois? Viver uma juventude cheia de aventuras e dissipações, teria como conseqüência uma velhice apertada, no mínimo difícil e complicada. A juventude, então, deixa de ser gratuita. Ela antecipa a custa do futuro. Ou segurar a onda, economizar o corpo e as finanças a fim de se ter uma velhice sossegada. No caso paga-se no presente para receber no futuro...
E se morrermos de repente. Existe alguma coisa depois? Será?
Acho que a vida não é curta, mas sei que é finita. E não tenho problemas quanto a isso.
O importante é aproveitar o tempo que temos. Que para um ou para outro, num mesmo periodo de existencia pode valer mais ou menos. Basta saber viver. Aproveitar o tempo. Que seja eterno enquanto dure.

Should i stay or should i go "ou" Viva a Sociedade Alternativa

Ontem reencontrei a galera do Relespublica, desta vez tocando junto com o Nasi (ex Ira). Showzaço na Ono. Muito rock & roll levando a galera, que simplesmente lotou a casa, ao delirio. Como é bom o "tar" do rock. E pensar que as sextas, ali, são sertanejas.
Mas quem não vai se esquecer mesmo é o DJ residente, que simplesmente ignorou o tradicional bis (de qualquer show de rock) e assim que a banda parou emendou um bate estaca... resultado... muita vaia. Mas foi feio mesmo! Pelo menos ele se tocou e parou... dai... mais rock.
Tocou: Relespublica, Mutantes, Ira, The Clash, Raulzito, The Stooges, Plebe Rude, Legião... mais Ira, enfim, foi foda.
E a cabeça ta doendo!
Mas antes de tudo bati um papo bem legal com os musicos e isso voce confere semana que vem no Programa H2Foz.
E semana que vem tem Motorocker. A banda do gente bonissima Marcelus. Muito AC/DC pra fritar os miolos. Uhuu! Eu gostcho muitcho. Estarei la! Entrevistando e curtindo (ai minha cabeça).
Should i stay or should i go?
I will go!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Sexta-feira

Sexta -feira acordei
Um dia de sol
Cai na realidade tinha faculdade
Psicologia, redação, ingles, portugues
Virei pro outro lado
Eu vou dormir outra vez...

Bons tempos de Faculdade
Viva o Resist Control e dale Rock & Roll

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Dialogos Transluzentes

Agora ha pouco entrevistei uma figura mitológica para os amantes da tecnologia. Jhon "Maddog" Hall, presidente da Linux International. Pessoa simples mas com um conteudo sensacional. Ele me contou sobre o Projeto Cauã, que pode criar de 2 a 3 milhões de empregos na America Latina (principalmente no Brasil).
Como é bom ter essas oportunidades na vida. Conhecer pessoas como o Maddog ou o Fernando Anitelli que entrevistei dias atras são momentos que realmente valem a pena.
A entrevista com mr. Jhon Hall sai no programa H2Foz da semana que vem, mas a do Fernando segue abaixo para quem ainda não teve a oportunidade de conferir.

Windows 7 chegou!

Acabei de acompanhar o lançamento mundial do novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 7. Há algum tempo ja venho usando uma versão de avaliação (teste) e aprovei o novo OS no Bill Gates. Com certeza é bem melhor que o vista. Claro, não troco o Mac OS por nada, mas pra quem como eu, dividi-se em os sistemas: adote o Windows 7. Ja "encomendei" a versão final que acabou de sair do forno.
Segue a avaliação feita pela galera do UOL Tecnologia.

Muitos dizem que o Windows 7 não passa de um Vista disfarçado. Será? O novo sistema operacional da Microsoft traz uma lista considerável de novidades. Até mesmo a inovações gráficas, que poderiam nos fazer lembrar do Vista, acabam distanciando o Windows 7 do antigo sistema.
A principal reclamação dos usuários do Vista era a lentidão geral do sistema, cuja culpa foi posta justamente nos novos recursos gráficos, como o Aero, para melhorar a interface para o usuário. Parece que com os erros aprendidos, a Microsoft resolveu acelerar o Windows 7: o sistema roda mais rápido, a começar pela instalação, feita em poucos passos.

Além disso, o sistema vem com memória dinâmica. "Assim, só os aplicativos em uso consomem memória, o que torna a utilização multi-tarefa muito mais rápida", diz Osvaldo Barbosa, diretor do grupo de consumo e online da Microsoft Brasil.

Outras tarefas que mostram a rapidez do novo sistema são a cópia e a transferência de arquivos de uma pasta para outra, que são feitas num piscar de olhos. As atualizações, que sempre surpreendiam o usuário com avisos nas horas mais inoportunas, agora estão organizadas num programa. Ele condensa todos os avisos de atualizações, que só são baixadas quando você quiser.
Os Meus Documentos viraram Libraries, que agrupam as pastas Documentos, Música, Imagens e Vídeos. A biblioteca é inteligente e adiciona todo conteúdo novo diretamente na lista do Windows Media Player (você não vai ter que esperar a sincronização entre os dois).

Na parte visual, o Windows 7 lembra o Vista, mas traz várias coisas novas. A barra de tarefas é a principal delas. Janelas de um mesmo programa são agrupadas imediatamente. Caso você tenha o costume de utilizar certos programas com mais frequência, basta usar a função "pin" para fixá-los na barra.

Aqueles retângulos das janelas minimizadas na barra deram adeus definitivo. Você vai ver agora pequenos ícones do programa e isso economiza bastante espaço na barra.

Do Vista, ficou aquela pré-visualização das janelas, porém, agora elas aparecem maiores no Windows 7, o que permite que você identifique melhor seus conteúdos. A Microsoft também caprichou nos temas para desktop e novos gadgets (aqueles que ficavam agrupados numa barra lateral no Vista), além do wallpaper trocar automaticamente conforme você programar.

E o recurso Aero, foi extinto? Pelo contrário, ele ganhou três recursos novos: o Aero Peek, que mostra a área de trabalho, tanto para maximizar ou minimizar todas as janelas aberta; o Aero Snap, que melhora a comparação de duas janelas abertas, basta arrastar cada janela para uma lateral da tela que elas ocuparão apenas metade do espaço; por último, surge o Aero Shake que serve para minimizar todas as janelas de uma vez, basta chacoalhar uma delas.

Dá para ver ainda as janelas em três dimensões, como se você usasse vários desktops de uma vez.

Segurança

Em termos de segurança, a Microsoft acabou enfim com a inicialização automática de arquivos de pendrives e mídias externas, o que deve salvar usuários desavisados de executar vírus escondidos nesses dispositivos. Além disso, é possível gerenciar contas de usuários e permissões mais facilmente.

Para aqueles que forem utilizar o novo sistema operacional em dispositivos touchcreen, o Windows 7 já está preparado. Os botões são maiores e o sistema, multi-touch, ou seja, você vai poder arrastar, rolar, aproximar, distanciar, rotacionar, dar um tapinha na tela, entre outras ações.

Com tantas novidades, a expectativa é que o Windows Vista seja aposentado definitivamente. Já em relação ao XP, não é possível afirmar o mesmo: ele domina o mercado até hoje, com 71,51% do total de usuários, segundo a NetApplications. O Windows em geral, inclusive, permanece no topo da lista como líder do mercado de sistemas operacionais, com 92%.
(fonte: UOL Tecnologia)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Download pela Sustentabilidade

Estudo mostra que distribuição online de música é menos poluente
A noticia saiu no virgula.com.br, na coluna news "eu quero salvar o planeta" e achei bem interessante, principalmente para aqueles que buscam a sustentabilidade em tudo (ou quase tudo) o que fazem, até mesmo na hora de baixar suas musicas.

Um estudo de quatro grandes institutos de pesquisa dos Estados Unidos mostrou que as emissões de carbono, um dos principais gases de efeito estufa, podem ser reduzidas em até consideráveis 80% quando o modelo de distribuição de música é via internet.

De acordo com o documento, elaborado pela Universidade Carnegie Mellon, o Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley e a Universidade de Stanford, quando são considerados fatores como o processo de encarte dos discos, combustível gasto pelo transporte até as lojas e a maneira como os clientes se deslocam até os locais de compra, a redução das emissões podem girar entre 40% e 80%.

O relatório considera, ainda, a energia gasta pelo computador do cliente para baixar uma música e para manter os servidores da loja rodando. É preciso contabilizar esse fator caso a geração de energia seja feita a partir de fontes sujas, como a queima do carvão em usinas térmicas. Mesmo assim, o estudo conclui que a economia na emissão de carbono do processo de distribuição de música online em relação ao modelo tradicional compensa.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Aquecimento global no Programa H2Foz

E como hoje é dia de www.blogactionday.org a pauta do dia é aquecimento global.
Como reporter do Programa H2Foz, venho aproveitando o espaço que temos na TV RIC Record, em toda região oeste do Paraná para divulgar, alertar e conscientizar a todos sobre a crise climática que estamos enfrentando. Inclusive nos ultimos dias a nossa região vem sendo castigada por fenômenos climáticos extremos. Precisamos agir agora.
Segue uma matéria veiculada algumas semanas atras com o depoimento de autoridades e artistas sobre as mudanças climáticas.


No programa desta semana. Domingo as 11 horas na RIC Record. Estarei apresentando a campanha TCK TCK TCK da http://www.timeforclimatejustice.org/home/
Não percam!

Blogsfera contra aquecimento global

Blogueiros de todo o mundo estão reunidos hoje (15) na web para o Blog Action Day, evento anual que une autores de blos na postagem sobre um mesmo assunto no mesmo dia, com o objetivo de provocar a discussão em torno de um tema de importância global. O tema deste ano são as Mudanças Climáticas. Até o momento, 7.128 blogs de 136 países aderiram à iniciativa. Para participar,basta se cadastrar no site criado para o evento. Esta também é uma forma de divulgar o que se anda falando por aqui, já que o endereço é adicionado no site do Blog Action Day e as informações e idéias sugeridas são compartilhadas pelos participantes. Ano passado, com tema sobre pobreza, 12 mil blogs participaram, atingindo cerca de 14 milhões de pessoas.
Eu também estou nessa e esse é o assunto de hoje ... e de outros dias também.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Apple e HP se destacam em ranking "verde" do Greenpeace

da Folha de S. Paulo

A Apple e a HP foram os destaques na 13ª edição do Greener Electronics Guide (guia de eletrônicos mais verdes), lista da organização ambientalista Greenpeace que analisa a qualidade dos produtos do ponto de vista ambiental.

Com 4,9 de 10 pontos possíveis, a Apple passou da 11ª para a 9ª posição, sendo apontada como a fabricante que mais avançou na remoção de substâncias tóxicas em seus produtos. Mas, segundo o Greenpeace, a empresa de Steve Jobs ainda pode melhorar nas questões de energia e lixo eletrônico.
Apesar de permanecer no 14º lugar, com 4,5 pontos, a HP também recebeu destaque por ter lançado seu primeiro produto livre das substâncias tóxicas BFR (retardadores de chama bromados) e PVC (plástico polivinílico).

O Greenpeace havia feito protestos na frente de escritórios da HP por conta da demora da empresa para eliminar essas substâncias.

O primeiro lugar da lista, atualizada trimestralmente, continua com a Nokia, que se destaca em redução de uso de substâncias tóxicas, energia e reciclagem. A empresa finlandesa atingiu 7,5 pontos.

Com 6,9 pontos, a Samsung ficou em segundo lugar.

A Nintendo melhorou sua pontuação para 1,4, mas segue na última posição --segundo a organização ambientalista, a emissão de gases-estufa da fabricante de videogames continua a crescer.

Lenovo, com 2,5 pontos, e Fujitsu, com 2,7, ficaram em penúltimo e antepenúltimo lugares, respectivamente.

Novo XBOX 360 Project Natal

O Novo XBOX 360 com um novo acessório que captura os movimentos do corpo humano ( que até o lançamento deste artigo ainda não tinha um nome ), vai ser lançado até o natal de 2009 e promete revolucionar ainda mais a maneira que conhecemos de jogar video game, proporcionando uma nova maneira de jogar.

Mas o Nintendo Wii já não tem esta funcionalidade de acompanhar os movimentos da pessoa na tela ?? Sim tem, mas há uma diferença fundamental entre o novo XBOX 360 e o já clássico Nintendo Wii: O novo XBOX 360 não possui mais controle !!! Mas como vai ser possivel jogar sem controle ?? Simplemente utilizando a ferramenta mais maravilhosa que você já teve: seu próprio corpo !!!

O mais legal é que quando falamos de corpo, não estamos falando apenas de braços ou mão, estamos falando do corpo inteiro mesmo. Pés, mãos, braços, pernas, dedos e até mesmo a voz, isso mesmo !!! Vai ser possível que o jogo reconheça até mesmo a sua voz.

Video Games e Atividades Físicas
A nova onda de video games super-interativos, lançada com o Nintendo Wii nos anos 2000, veio para quebrar um dos paradigmas mais negativos e que acompanha os video games desde o seu lançamento e explosão comercial no início da década de 80: o fato de video games levarem ao sedentarismo.

Os video games super-interativos cuidam desta questão proporcionando uma nova forma de entretenimento, muito mais movimentada, exigindo que além de usar a cabeça, o jogador também participe fisicamente do jogo. Outra coisa interessante: os jogos dos video games super-interativos também são muito mais sociáveis, precisando que sempre mais que um jogador participe, focando o desenvolvimento nos jogos de competição.

Tornando os videos games mais interativos e mais sociáveis as empresas de desenvolvimento de consoles mudam radicalmente a sua estratégia de ação: ao invés de fidelizar e manter jogando os jogadores que já gostam de video games, as empresas estão buscando novos jogadores, gente que nunca jogou video game na vida por considerar uma atividade sem graça.

Essa foi justamente a estratégia utilizada pela Nintendo pra lançar o seu Nintendo Wii: ao invés de brigar para desenvolver video games cada vez mais complexos, com jogos e hardware extremamente expendiosos ( caminho que a Sony tomou com seu Playstation 3 ), a Nintendo resolveu fazer o oposto: desenvolver um novo video game simples, mais barato, com gráficos mais simples e jogos mais divertidos, focados na interação e disputa.

Como resultado tivemos que a Nintendo após amargar 17 anos de baixas e até mesmo prejuízos, voltou novamente ao topo, se tornando novamente a empresa que mais vende consoles no mundo ( posto perdido desde a época do Super Nintendo ).

Novo XBOX 360 Project Natal: Evolução do Nintendo Wii ou Nova Proposta ?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas que tiveram acesso a demonstrações e vídeos do novo XBOX 360 vem fazendo: mas não é apenas um novo Nintendo Wii sem controle e com gráficos melhores ?? Na verdade, não.
Em suas demonstrações, vídeos e campanhas publicitárias, o novo XBOX 360 vem prometendo ir muito mais além, abaixo algumas das novas funções que ele promete trazer:

* Jogabilidade Superior com Elementos Inéditos: Pra que limitar o controle dos jogos a um joystick ou então a um sensor de movimento se podemos fazer ações muito mais complexas, utilizando sensores e o nosso próprio corpo ?? A partir deste conceito a Microsoft focou toda a jogabilidade do novo XBOX 360 em elementos de detecção de movimentos 3D externos, eleminando por completo a necessidade do controle. Com a eliminação do controle os jogos atingem uma jogabilidade inédita, imagine por exemplo, jogar um jogo de luta onde você pode inventar seus golpes, ou então um jogo em que você é um monstro que pisoteia uma cidade a vontade como se estivesse lá. As possibilidades para um novo tipo de diversão são infinitas.
* Reconhecimento Facial: Os mesmos sensores que reconhecem os movimentos podem muito bem também ser empregados para reconhecimento facial. Com esta tecnologia podemos por exemplo, criar um personagem na tela do video game e posteriormente emprestar nosso próprio rosto para ele, sendo possivel recriar a sí mesmo dentro do jogo.
* Reconhecimento de Voz: Já imaginou conversar com um video game, através do reconhecimento de voz isto é bem viavel. Vai ser possivel por exemplo desligar e ligar o video game apenas falando: “ligar” ou então escutar o seus MP3 favoritos simplesmente pedindo para ele: “tocar música”. Através desta função pode também ser possível conversar com outros jogadores online durante o jogo usando a sua própria voz, se comunicando e jogando sem precisar de equipamentos extras tais como microfones e headfones.
* Scanner 3D de Objetos: Esta talvez seja a tecnologia mais mirabolante e inovadora planejada para o novo XBOX 360, um super scanner tridimensional para objetos reais. Imagine por exemplo, jogar um jogo de skate onde você poderá andar no seu proprio skate real, devidamente escaneado e colocado dentro do mundo virtual.

O novo XBOX 360 Project Natal promete dar ao jogador a sensação real de entrar dentro dos jogos, pode ser que muitas destas tecnologias ainda não sejam lançadas neste natal, mas vamos esperar, a corrida para construir o video game mais interativo do mundo já começou !!

Confira abaixo um vídeo onde todas as funções citadas acima são demonstradas:

sábado, 10 de outubro de 2009

Tropicália

Dias atras o Bob, um amigo que possui um bar bem legal aqui em Foz do Iguaçu, me convidou pra discotecar, mas com um detalhe, ele queria fazer uma balada Tropicalista. Como minha coleção digital é grande e como tenho bastante musica da tropicália. tudo bem... topei. Mas como o que mais toco e escuto hoje são os Dubs e o Acid Jazz. Tive que dar uma reciclada. Mas isso é sempre bom. Dar uma garimpada na biblioteca, ouvir coisas boas que há algum tempo não vinha ouvindo e claro pesquisar na Net sobre os herdeiros do tropicalismo, pois tocar só as antigas também não tem graça.
Achei o site: http://tropicalia.uol.com.br/site/internas/index.php e recomendo. O projeto é de Ana de Oliveira (curadoria e direção de criação) e a ficha técnica é bem extensa. Vale a pena dar uma viajada pois aqui tem tudo sobre o tropicalismo, um verdadeiro baú sobre esse movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira.

MIXagem no computador

Sempre gostei de discotecar. Meus amigos, das antigas, devem se lembrar das festinhas na casa do meu pai e da cabine de som improvisada no banheiro da churrasqueira... tinha até a tradicional janelinha pra ficar de olho na pista de dança. E no som: dale New Order. Bons tempos do VINIL (a minha coleção esta guardadinha e volta e meia toco os bolachões). Mas hoje a historia é outra. Bibliotecas digitais e... muita gente tocando com seus notebooks.

Ableton Live, Traktor e Serato Scratch Live são apenas algumas das opções que DJs profissionais e amadores encontram para tocar suas seleções de música. A maioria desses programas permite gravar, editar e processar áudio e ainda serve como suporte para apresentações ao vivo.

O Ableton Live é um dos programas mais conhecidos. Serve tanto como um instrumento para performances ao vivo quanto como programa para composição e arranjos. Funciona em Mac e Windows.

Em www.ableton.com/downloads, você consegue baixar a Suite 8, o Live 8 e o Live 7 LE. A licença dura 14 dias.

Em Shop, você consegue comprar o programa. O Ableton Suite sai por US$ 699 mais taxas.

O Traktor é uma ferramenta profissional para mixagens com MP3. "O Traktor permite fazer a sincronização com o BPM (batidas por minuto) das músicas, então fica muito mais fácil na hora de fazer o remix. Fora que ele dá a leitura do áudio, você consegue ver o que está tocando.

Quem quer tentar reproduzir o contato com os discos de vinil encontra no Serato Scratch Live (www.serato.com) uma das opções mais renomadas.


Eu uso o Traktor DJ Studio 3 e recomendo. Também ja experimentei o Ableton. Muito bom e quando eu tiver tempo pra produzir mesmo, essa sera minha opção. O Serato ainda não usei, mas não vejo a hora de experimentar, pois dizem que é o que melhor emula o contato com vinil e o que dá melhor resposta

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Bateria do iPhone

Dias desses, um amigo comentou que estava com problemas na bateria de seu iPhone. Realmente, é apenas uma questão de tempo para que a fonte de energia de seu tocador de mídia digital ou celular da Apple siga dessa para melhor. E esse tempo será muito mais curto do que deveria se você não tomar alguns cuidados básicos e simples, que poderão elevar a vida útil da bateria até o máximo que ela aguentar.

Segundo a Apple, a bateria interna dos iPods e iPhone dura, em média, um ou dois anos, dependendo do uso que se faz do aparelho, ou até 400 ciclos completos de carga e descarga. Para que você entenda melhor, um ciclo é o processo de descarregar completamente e, em seguida, carregar, também totalmente, a bateria. A quantidade de ciclos completados reduz sua vida útil. Descarregar até a metade, carregar de novo, descarregar mais uma vez 50% e depois recarregar também significa um ciclo. Apesar de que sua bateria se aproxima do fim a cada ciclo, procure completá-lo ao menos uma vez por mês, para agitar os elétrons e manter a saúde da bateria.

Dito isso, sigamos em frente. A pergunta que não quer calar é: quais cuidados devemos tomar para ter energia de sobra em nossos iPods e iPhones? São bastante simples, na verdade…

  1. Evite o calor. Tente manter o equipamento em temperatura ambiente (algo em torno de 20º C é ideal). Apesar de os limites do iPhone serem bem altos (de 0º a 35º C), deixá-lo esquentar ou esfriar demais afetará a vida da bateria. Por isso, nada de o manter no bolso o tempo todo enquanto usa a função de músicas aleatórias.
  2. Use, mas não abuse. Deixar o iPod ou iPhone guardado o tempo todo parece ser uma solução para evitar o gasto de bateria, mas não é aconselhável. Como dissemos, os elétrons dentro da bateria precisam ser movimentados de vez em quando, para evitar que ela descarregue por não uso. Pode parecer contraditório, mas é verdade.
  3. Mantenha seguro. O botão Hold no iPod e o de Ligar do iPhone e iPod touch devem ser usados sempre, para evitar que pequenas batidas acidentalmente troquem de música ou acionem o backlight (a luz da tela). Isso consome bastante a bateria.
  4. Troque pouco de música. Ficar apertando o botão de mudar de faixa no iPod ou iPhone é um dos maiores responsáveis por descarrego precoce de bateria. No iPod classic, que possui um HD interno, é ainda pior. Faça uma lista de reprodução (playlist) bem elaborada ou então só coloque dentro do tocador as músicas que você realmente gosta de ouvir. Ficar pulando o tempo todo não ajuda a conservar a vida útil da bateria.
  5. Desligue o que não for usar. Se você fica mais tempo na rua do que no escritório, desligue o Wi-Fi. Se não vê necessidade de equalização, deixe essa função inativa no iPod. Se o tocador e o celular não ficam à vista, por que deixar o backlight aceso? Isso tudo gasta muito mais bateria do que você pode imaginar.
  6. É tudo de bom, porém extremamente dispendioso. Transformar o iPod ou iPhone em seu aparelho de TV portátil é a melhor coisa que existe, mas saiba que isso exige muito de sua energia. O mesmo vale para navegar pela internet ou fazer uma apresentação de fotos para os parentes. Segundo a Apple, qualquer uma dessas atividades gasta até três ou quatro vezes mais do que apenas ouvir música. É claro que não queremos que você deixe de usar o máximo que seu tocador pode oferecer, afinal, os dois aparelhos foram desenvolvidos para isso. Contudo, atente-se para não acabar com a bateria antes da hora.
  7. Baterias portáteis. Se você não deseja que a vida útil de seu tocador se esvaia em pouco tempo, pode ser uma boa ideia investir em uma bateria externa. A grande maioria delas funciona tanto no iPod como no iPhone. O APC Mobile Power Pack (R$ 300) consegue manter o iPod ou iPhone ligado pelo dobro de tempo e é bastante compacto. Já o Juice Pack (US$ 100) é exclusivo para o celular da Apple e promete, segundo o fabricante, dobrar o tempo de uso para cada funcionalidade, inclusive para o iPhone original.
Com essas dicas, você verá que seu pequeno objeto de desejo vai durar mais e lhe trazer alegrias por muito mais tempo.

Algumas Dicas

Tive meu primeiro contato com computadores Macintosh em 1995, em meu primeiro estágio em agência de publicidade (quando estava no segundo ano da faculdade de "P&P"). Na verdade, foi a primeira vez que usei um computador. Nunca vou esquecer daquele Quadra 650. Parecia um monstro, e eu... como eu era cabaço. Incrivel como hoje minha filha de 7 anos ja navega com desenvoltura tanto em Mac quanto em PC. Mas eram outros tempos. De la pra ca ja usei muito Mac e muitos PCs. Hoje mesmo alterno entre as plataformas diariamente. Mas talvez por conhecer os computadores da maçã a tanto tempo, muitas pessoas que estão apaixonando-se, agora, por essas máquinas do desejo me procuram para saber, entre outras coisas: se vale a pena entrar no mundo mac, como fazer as plataformas comunicarem-se, onde estão os acentos, etc. Outra procura são pelos programas, que sempre forneço, na boa.
Não sou um expert, mas procuro sempre tentar tirar as duvidas da galera. E quando me perguntam alguma coisa que não sei. Taí uma oportunidade para aprender mais. E por falar em "mais", uma dica é a revista Mac+, que todo mês traz uma série de dicas, tutoriais e reportagens especiais.
Agora quando o problema é pra assistência técnica. ai o bixo pega. Nunca precisei mandar ninguém botar a mão no meu Mac. Também nunca aconteceu nada de grave. Probleminhas, sempre resolvo com a ajuda da moçada, nos fóruns da Net e quando o assunto é Mac, a galera posta tudo. Mas vou deixar mais uma dica. Uma super dica. o site: http://www.ifixit.com/
O site é gringo e alí, voce encontra peças para Mac, Ipod e Iphones, além de ferramentas e tutoriais para... como o próprio nome do site diz: Consertar, Voce Mesmo.

iPhone 3GS. com "S" de velocidade

Voce já conhece o iPhone. Hoje, o produto da Apple domina 65% da web móvel e a App Store disponibiliza mais de 50 mil aplicativos para o aparelho. Como comparação: são 4.900 do Android Market, cerca de 1.000 da Nokia e da Blackberry, e os singelos 18 aplicativos da Palm.

E o novo iPhone,você conhece? O iPhone 3GS, com “S” de “speed”, ou seja, velocidade. O design continuou o mesmo, o que mudou foi o seu interior.

O novo iPhone 3GS se concentra em executar as tarefas cotidianas mais rápido: é 2,1x mais rápido para abrir mensagens, 3,6 mais rápido para carregar um anexo do Excel, 2,9x para carregar um website pesado e 2,4x para carregar o jogo SimCity. Falando em jogos, o modelo já suporta OpenGL ES 2.0, o que deve agradar os desenvolvedores. Outro aditivo de velocidade é o suporte ao protocolo HSPDA de 7,2 Mbps.

Veja algumas novidades do novo modelo:

Nova câmara de 3 megapixel
A nova câmara tem ajustes automáticos de balanço de branco, exposição, autofoco e automacro (a partir da distância de 10 cm), além de ter uma maior sensibilidade a pouca luz. Um recurso bacana é o “tap-to-focus”. Toque em uma parte da foto que você quer focar e o iPhone faz isso para você.

A nova câmara também captura vídeo a 30 FPS, VGA com aúdio, com ajustes igualmente automáticos. O app Camera permite trocar entre os modos foto e vídeo. Você pode lidar com ambos tipos de arquivo na mesma aplicação, editar e exportar para o YouTube, MobileMe, MMS e email direto do iPhone. A Apple disponibilizou uma API para os desenvolvedores incluírem os recursos da câmara em seus apps.

Controle por voz
Mantenha apertado o botão Home do iPhone 3GS e a interface do controle de voz aparece. Basta falar “Call Scott Forstall” (ligue para Scott Forstall) e o iPhone disca para seu amigo. Se houver mais de um telefone para o contato que você quer ligar, o iPhone vai perguntar para qual você quer ligar. Fale “Play The Killers” (toque The Killers) e o aparelho vai começar a tocar a banda pedida. (Sim, “toca Raul” também deve funcionar!) Fale “play more songs like this” (toque mais músicas como esta) e o iPhone vai gerar uma seleção baseada na tecnologia da barra Genius para tocar para você. Outro recurso divertido advindo do iPod shuffle é o “what’s playing now” (o que está tocando agora); pergunte e o iPhone vai falar para você.

Bússola digital
A bússola digital pode detectar a posição exata do iPhone, incluindo para onde ele está apontando. Integrada com o Google Maps, basta bater duas vezes sobre o mapa para ele se orientar novamente.

Dados criptografados
O iPhone 3GS tem suporte a criptografia por hardware, o que permite uma maior segurança de dados. Para prevenir roubos de dados, é possível apagar os dados do iPhone de maneira instantânea, remotamente. Os becapes no iTunes podem ser criptografados também.

Bateria melhorada
A nova bateria traz uma melhor performance, oferecendo 9 horas de Wi-Fi, 10 horas de vídeo, 30 de áudio, 12 em conversa por 2G e 5 por 3G. Para comparar, o antigo iPhone 3G oferecia 6 horas de Wi-Fi, 7 horas de vídeo e 24 horas de áudio.

Outras novidades
  • Suporte ao Nike+iPod embutido
  • Novas opções de acessibilidade
  • Celular “verde”, não usa componentes não-ecológicos em sua fabricação, além de ter uma embalagem menor
O iPhone 3GS está disponível, já com o iPhone OS 3.0, em dois modelos: 16 GB e 32. O iPhone 3G vai continuar em linha.

Porque somos apaixonados pelo iPhone

Três dispositivos em um.

O iPhone é mais que um simples telefone. Ele combina três dispositivos em um: um celular revolucionário, um iPod widescreen e um fantástico dispositivo de Internet. Tudo isso e muito mais fazem dele o melhor celular que você poderia ter.

Curiosidades da Maçã...

Os fundadores da empresa eram fãs dos Beatles e decidiram homenageá-los com uma "maçã", já que o nome da gravadora fundada pelos Beatles também era Apple. Porém, a adoção de um logotipo semelhante rendeu à gigante da informática um processo judicial movido pela gravadora na Inglaterra.

O nome "Macintosh" é uma homenagem às maçãs do tipo "Macintosh Red", muito comum nos Estados Unidos.

O símbolo da empresa, uma maçã já mordida, lembra a maçã de Isaac Newton, sendo que a mordida representa o senso de descoberta.

Beds are Burning!!!

Faça como os artistas desse clipe (fantastico) ja fizeram. ADERE JÁ a esta campanha, pois se fizermos alguma coisa, ainda dará tempo de revertermos esse caos climatico. Mas lembre-se, isso demanda mudança de comportamento. Mudança de estilo de vida... se não, nossas camas continuarão queimando...



quinta-feira, 8 de outubro de 2009

participe da luta pelo acordo climático

O relógio está andando. Em dezembro deste ano, as Nações Unidas se reunirão para decidir sobre a substituição do Protocolo de Kyoto, num acordo que irá determinar o futuro do nosso planeta em relação à crise climática. Hoje as pessoas ao redor do mundo estão morrendo, resultado das alterações climáticas, e sem a nossa ação coletiva, isto irá continuar. Temos uma oportunidade de parar o relógio.

PARTICIPE: tck tck tck é uma campanha criada para todos que querem fazer a diferença e influenciar as decisões dos líderes em relação às alterações climáticas, para que em dezembro de 2009 em Copenhagen se comprometam a tomar ações concretas. O tempo é curto para o planeta, temos que fazer mudanças reais agora, ou as consequências das alterações climáticas vão literalmente lavar muitos de nós. A única regra da campanha tck tck tck é que não existem regras.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Apple Store Brasil no ar!

Depois de boatos e esperanças, finalmente a Apple Store Brasil está no ar, com a linha completa de produtos da Apple para os usuários brasileiros. Ainda no final de agosto já havia especulações sobre o empreendimento nas terras brasileiras, apimentado por aparições da loja em alguns momentos, provavelmente para testes.

O que importa é que a loja está definitivamente funcionando, oferecendo tudo que a Apple Store americana oferece: configurações personalizadas, iPod com gravações e descontos para professores e estudantes, além de parcelamento em 12x e frete grátis para compras acima de R$ 120,00.
Para celebrar a “grande” inauguração, a Apple Store BR está oferecendo com uma bolsa gratuita de edição limitada. Basta comprar um novo Mac ou iPod até 20 de outubro de 2009 para receber gratuitamente uma bolsa que faz parte de uma série exclusiva criada pela Apple. Mas tenha pressa: a quantidade é limitada.

Para acessar a loja, aponte para http://store.apple.com/br

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Neste calor.... Chopp!

Nestes tempos de aquecimento global, é oito ou oitenta. Não tem mais esse papo de primavera ou outono. É verão ou inverno. E ja que o calor chegou bombando. apedida é um bom chopp gelado. Mas a novidade é que agora podemos aproveitar a bebida sem sair de casa. Conheci esse final de semana o prazer de degustar uma Heineken bem gelada tirada na hora da choppeira Heineken B90.

Conheça os detalhes:
Duas marcas de prestigio HEINEKEN + KRUPS unem-se para introduzir o mais avancado dispensador de cerveja. O Beertender Home Beer-Tap System Keg Cooler.
Dispensador de barril de HEINEKEN 5 litros, TEMPERATURA regulavel (6, 4, 2 ° C) e possui um visor de LCD que fornece informacao sobre a REAL TEMPERATURA DE CERVEJA, a quantidade de cerveja RESTANTE no barril.
Trazido da Holanda, o Keg Heineken - mini barril de chope de 5 litros - serve ate 20 copos e proporciona a experiencia unica de se tirar um chope gelado em casa.
A Heineken e uma cerveja premium diferenciada que tem como marca registrada o design de suas embalagens.
O Keg Heineken utiliza tecnologia inteligente porque conta com um sistema de compressao interna de CO2 (dioxido de carbono), montado no topo do barril.
Aos interessados. A chopeira pode ser encontrada no Paraguai, mais precisamente na loja Compubras (www.compubras.com) e o barril (refil) ja esta popular e é encontrado com mais facilidade, tanto no Paraguai quanto no Duty Free Shop de Puerto Iguazu - Argentina.