sábado, 10 de outubro de 2009

MIXagem no computador

Sempre gostei de discotecar. Meus amigos, das antigas, devem se lembrar das festinhas na casa do meu pai e da cabine de som improvisada no banheiro da churrasqueira... tinha até a tradicional janelinha pra ficar de olho na pista de dança. E no som: dale New Order. Bons tempos do VINIL (a minha coleção esta guardadinha e volta e meia toco os bolachões). Mas hoje a historia é outra. Bibliotecas digitais e... muita gente tocando com seus notebooks.

Ableton Live, Traktor e Serato Scratch Live são apenas algumas das opções que DJs profissionais e amadores encontram para tocar suas seleções de música. A maioria desses programas permite gravar, editar e processar áudio e ainda serve como suporte para apresentações ao vivo.

O Ableton Live é um dos programas mais conhecidos. Serve tanto como um instrumento para performances ao vivo quanto como programa para composição e arranjos. Funciona em Mac e Windows.

Em www.ableton.com/downloads, você consegue baixar a Suite 8, o Live 8 e o Live 7 LE. A licença dura 14 dias.

Em Shop, você consegue comprar o programa. O Ableton Suite sai por US$ 699 mais taxas.

O Traktor é uma ferramenta profissional para mixagens com MP3. "O Traktor permite fazer a sincronização com o BPM (batidas por minuto) das músicas, então fica muito mais fácil na hora de fazer o remix. Fora que ele dá a leitura do áudio, você consegue ver o que está tocando.

Quem quer tentar reproduzir o contato com os discos de vinil encontra no Serato Scratch Live (www.serato.com) uma das opções mais renomadas.


Eu uso o Traktor DJ Studio 3 e recomendo. Também ja experimentei o Ableton. Muito bom e quando eu tiver tempo pra produzir mesmo, essa sera minha opção. O Serato ainda não usei, mas não vejo a hora de experimentar, pois dizem que é o que melhor emula o contato com vinil e o que dá melhor resposta

Nenhum comentário:

Postar um comentário