quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Windows 7 chegou!

Acabei de acompanhar o lançamento mundial do novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 7. Há algum tempo ja venho usando uma versão de avaliação (teste) e aprovei o novo OS no Bill Gates. Com certeza é bem melhor que o vista. Claro, não troco o Mac OS por nada, mas pra quem como eu, dividi-se em os sistemas: adote o Windows 7. Ja "encomendei" a versão final que acabou de sair do forno.
Segue a avaliação feita pela galera do UOL Tecnologia.

Muitos dizem que o Windows 7 não passa de um Vista disfarçado. Será? O novo sistema operacional da Microsoft traz uma lista considerável de novidades. Até mesmo a inovações gráficas, que poderiam nos fazer lembrar do Vista, acabam distanciando o Windows 7 do antigo sistema.
A principal reclamação dos usuários do Vista era a lentidão geral do sistema, cuja culpa foi posta justamente nos novos recursos gráficos, como o Aero, para melhorar a interface para o usuário. Parece que com os erros aprendidos, a Microsoft resolveu acelerar o Windows 7: o sistema roda mais rápido, a começar pela instalação, feita em poucos passos.

Além disso, o sistema vem com memória dinâmica. "Assim, só os aplicativos em uso consomem memória, o que torna a utilização multi-tarefa muito mais rápida", diz Osvaldo Barbosa, diretor do grupo de consumo e online da Microsoft Brasil.

Outras tarefas que mostram a rapidez do novo sistema são a cópia e a transferência de arquivos de uma pasta para outra, que são feitas num piscar de olhos. As atualizações, que sempre surpreendiam o usuário com avisos nas horas mais inoportunas, agora estão organizadas num programa. Ele condensa todos os avisos de atualizações, que só são baixadas quando você quiser.
Os Meus Documentos viraram Libraries, que agrupam as pastas Documentos, Música, Imagens e Vídeos. A biblioteca é inteligente e adiciona todo conteúdo novo diretamente na lista do Windows Media Player (você não vai ter que esperar a sincronização entre os dois).

Na parte visual, o Windows 7 lembra o Vista, mas traz várias coisas novas. A barra de tarefas é a principal delas. Janelas de um mesmo programa são agrupadas imediatamente. Caso você tenha o costume de utilizar certos programas com mais frequência, basta usar a função "pin" para fixá-los na barra.

Aqueles retângulos das janelas minimizadas na barra deram adeus definitivo. Você vai ver agora pequenos ícones do programa e isso economiza bastante espaço na barra.

Do Vista, ficou aquela pré-visualização das janelas, porém, agora elas aparecem maiores no Windows 7, o que permite que você identifique melhor seus conteúdos. A Microsoft também caprichou nos temas para desktop e novos gadgets (aqueles que ficavam agrupados numa barra lateral no Vista), além do wallpaper trocar automaticamente conforme você programar.

E o recurso Aero, foi extinto? Pelo contrário, ele ganhou três recursos novos: o Aero Peek, que mostra a área de trabalho, tanto para maximizar ou minimizar todas as janelas aberta; o Aero Snap, que melhora a comparação de duas janelas abertas, basta arrastar cada janela para uma lateral da tela que elas ocuparão apenas metade do espaço; por último, surge o Aero Shake que serve para minimizar todas as janelas de uma vez, basta chacoalhar uma delas.

Dá para ver ainda as janelas em três dimensões, como se você usasse vários desktops de uma vez.

Segurança

Em termos de segurança, a Microsoft acabou enfim com a inicialização automática de arquivos de pendrives e mídias externas, o que deve salvar usuários desavisados de executar vírus escondidos nesses dispositivos. Além disso, é possível gerenciar contas de usuários e permissões mais facilmente.

Para aqueles que forem utilizar o novo sistema operacional em dispositivos touchcreen, o Windows 7 já está preparado. Os botões são maiores e o sistema, multi-touch, ou seja, você vai poder arrastar, rolar, aproximar, distanciar, rotacionar, dar um tapinha na tela, entre outras ações.

Com tantas novidades, a expectativa é que o Windows Vista seja aposentado definitivamente. Já em relação ao XP, não é possível afirmar o mesmo: ele domina o mercado até hoje, com 71,51% do total de usuários, segundo a NetApplications. O Windows em geral, inclusive, permanece no topo da lista como líder do mercado de sistemas operacionais, com 92%.
(fonte: UOL Tecnologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário