Segundo a Apple, a bateria interna dos iPods e iPhone dura, em média, um ou dois anos, dependendo do uso que se faz do aparelho, ou até 400 ciclos completos de carga e descarga. Para que você entenda melhor, um ciclo é o processo de descarregar completamente e, em seguida, carregar, também totalmente, a bateria. A quantidade de ciclos completados reduz sua vida útil. Descarregar até a metade, carregar de novo, descarregar mais uma vez 50% e depois recarregar também significa um ciclo. Apesar de que sua bateria se aproxima do fim a cada ciclo, procure completá-lo ao menos uma vez por mês, para agitar os elétrons e manter a saúde da bateria.
Dito isso, sigamos em frente. A pergunta que não quer calar é: quais cuidados devemos tomar para ter energia de sobra em nossos iPods e iPhones? São bastante simples, na verdade…
- Evite o calor. Tente manter o equipamento em temperatura ambiente (algo em torno de 20º C é ideal). Apesar de os limites do iPhone serem bem altos (de 0º a 35º C), deixá-lo esquentar ou esfriar demais afetará a vida da bateria. Por isso, nada de o manter no bolso o tempo todo enquanto usa a função de músicas aleatórias.
- Use, mas não abuse. Deixar o iPod ou iPhone guardado o tempo todo parece ser uma solução para evitar o gasto de bateria, mas não é aconselhável. Como dissemos, os elétrons dentro da bateria precisam ser movimentados de vez em quando, para evitar que ela descarregue por não uso. Pode parecer contraditório, mas é verdade.
- Mantenha seguro. O botão Hold no iPod e o de Ligar do iPhone e iPod touch devem ser usados sempre, para evitar que pequenas batidas acidentalmente troquem de música ou acionem o backlight (a luz da tela). Isso consome bastante a bateria.
- Troque pouco de música. Ficar apertando o botão de mudar de faixa no iPod ou iPhone é um dos maiores responsáveis por descarrego precoce de bateria. No iPod classic, que possui um HD interno, é ainda pior. Faça uma lista de reprodução (playlist) bem elaborada ou então só coloque dentro do tocador as músicas que você realmente gosta de ouvir. Ficar pulando o tempo todo não ajuda a conservar a vida útil da bateria.
- Desligue o que não for usar. Se você fica mais tempo na rua do que no escritório, desligue o Wi-Fi. Se não vê necessidade de equalização, deixe essa função inativa no iPod. Se o tocador e o celular não ficam à vista, por que deixar o backlight aceso? Isso tudo gasta muito mais bateria do que você pode imaginar.
- É tudo de bom, porém extremamente dispendioso. Transformar o iPod ou iPhone em seu aparelho de TV portátil é a melhor coisa que existe, mas saiba que isso exige muito de sua energia. O mesmo vale para navegar pela internet ou fazer uma apresentação de fotos para os parentes. Segundo a Apple, qualquer uma dessas atividades gasta até três ou quatro vezes mais do que apenas ouvir música. É claro que não queremos que você deixe de usar o máximo que seu tocador pode oferecer, afinal, os dois aparelhos foram desenvolvidos para isso. Contudo, atente-se para não acabar com a bateria antes da hora.
- Baterias portáteis. Se você não deseja que a vida útil de seu tocador se esvaia em pouco tempo, pode ser uma boa ideia investir em uma bateria externa. A grande maioria delas funciona tanto no iPod como no iPhone. O APC Mobile Power Pack (R$ 300) consegue manter o iPod ou iPhone ligado pelo dobro de tempo e é bastante compacto. Já o Juice Pack (US$ 100) é exclusivo para o celular da Apple e promete, segundo o fabricante, dobrar o tempo de uso para cada funcionalidade, inclusive para o iPhone original.
Nenhum comentário:
Postar um comentário