sábado, 7 de novembro de 2009

Mostra de Cinema Francês Contemporâneo

Acabei de sair da primeira seção da Mostra de Cinema Francês Contemporâneo do SESC.
Provavelmente só irei publicar esse post amanhã (sabado), mas eu precisava escrever agora. Ainda entorpecido pelas sensações do filme "O último dos loucos" (Le dernier des fous).
Sensacional o filme!
Tenso e Denso. Uma narrativa virtuosa. Uma sequencia de planos fixos com uma fotografia linda. Uma direção de atores fantastica. Um som muito bom (na verdade o filme nao tem trilha mas barulhos em off, que como o critico frances Emanuel Burdeau difiniu, lembram o barulho do inferno).
O filme é um drama que inicia-se num tom de cronica familiar e interiorana e termina com um certo mal-estar que da ao mesmo tempo ao telespectador uma sensação de alivio. O drama retrata a visão de uma criança que observa a destruturação de sua familia. Nao quero, aqui, descrever o filme, mas registrar o prazer de ter assistido a um grande filme do cinema realista francês.
E vem muito mais por ai. São mais 7 filmes para completar a mostra. Um por dia. Infelizmente sábado não poderei ir, mas estarei presente em todas as outras seções. Assistindo e debatendo. Sim, porque além de se deliciar com obras de arte do cinema, depois do filme ainda rola um roda de discussão, para que possamos compartilhar sensações, impressões...
Não percam as próximas seções. De jeito nenhum!

*Apenas uma observação. Eu era uma das 5 pessoas que estavam presente (sendo que 2 pessoas eram da organização da mostra). Uma vergonha! Mas tudo bem, quem sabe um dia uma mostra como essa não receba uma manchete no jornal (ao invés dos titulos sensacionalistas e policiais) ai poderiamos ter salas lotadas de pessoas avidas por cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário