segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Segunda Sem Carne

Uma vaquinha, um porco, um frango e um peixe estilizados são os mascotes da nova campanha Segunda Sem Carne. A ideia é convencer as pessoas a se absterem de comer carne às segundas-feiras, o que, dizem os militantes dessa cruzada, minimizaria impactos ambientais como a transformação de florestas em pastos."Segunda sem Carne". Originalmente lançado nos Estados Unidos em 2003, o movimento Meatless Monday (segunda sem carne) vem ganhando adeptos em vários países e ficou famoso quando o ex-beatle Paul McCartney chamou a atenção da mídia ao lançar a campanha na Inglaterra, acompanhado pela filha, a estilista Stela McCartney.
No Brasil a campanha foi lançada em grande estilo na cidade de São Paulo, com atividades educativas e distribuição dos simpáticos bichinhos criados pelo designer Pedro Henrique da Cunha
O slogan "Pelas pessoas. Pelo planeta. Pelos animais" da campanha paulistana não foi escolhido à toa. De acordo com a presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira, vários motivos fundamentam a adoção da alimentação sem carne. E os principais deles são: os benefícios para a saúde, os impactos negativos ao meio ambiente e a compaixão pelos animais. "A dieta centrada na carne está ligada às principais doenças que levam ao óbito nas sociedades ocidentais, como cardiopatias, câncer, diabetes, obesidade, doenças da vesícula biliar e hipertensão, entre outras. Além disso, esse tipo de dieta é comprovadamente insustentável e gera enorme desperdício. São necessários em média 7 kg de cereais e grãos para produzir 1 kg de carne de boi. Criar gado é uma forma muito ineficiente de utilização dos recursos, além de ser a principal responsável pela derrubada das florestas. Segundo o próprio ministro do Meio Ambiente, 80% da derrubada da floresta amazônica se deve à criação de bovinos. 18% das emissões que geram o aquecimento global advêm da criação de animais, ao passo que todos os transportes somados geram 13%", informa Marly.
Dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) apontam que atualmente, em cerca de 15 dias, mata-se o mesmo número de animais que eram abatidos em um ano na década de 1950. "Esses animais levam uma vida de sofrimento, medo e privação. Os métodos de criação e abate são cruéis", afirma Marly.
A presidente da SVB diz que o principal objetivo da campanha é pedir às pessoas que não comam carne às segundas e conheçam os motivos para isso, descobrindo novos sabores. Marly, vegetariana desde 1982, acredita que as pessoas não terão dificuldade em passar um dia sem comer carne e isso será estimulante. "Ao saberem dos motivos para não se comer carne, as pessoas sentirão que estarão contribuindo para a preservação dos recursos naturais. Quem não quer ajudar a preservar a floresta amazônica? Quem não quer um mundo melhor, sem fome, sem violência, com os recursos naturais preservados? Todas estas questões estão ligadas ao estilo de vida vegetariano e a alimentação tem papel central na solução destas questões", afirma.
Todas as informações sobre a campanha e dicas sobre alimentação saudável você encontra no site: ww.svb.org.br/segundasemcarne

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